Bem-vindo(a)

A Base de Dados História e Loucura é um repositório brasileiro de informações arquivísticas coletivas, voltado para pesquisas históricas em psiquiatria, psicologia, psicanálise, psicoterapias e saúde mental por meio de documentos legislativos, administrativos e clínicos, dos gêneros textual, iconográfico, cartográfico, micrográfico, audiovisual e sonoro. A pesquisa na base permite diversos níveis de descrição de fundos e coleções.
Os primeiros fundos nela depositados foram organizados a partir de uma pesquisa coordenada por Cristiana Facchinetti (Fiocruz/COC/PROEP/CNPq, 2015-2018) que reuniu virtualmente a documentação do Hospício de Pedro II e do Hospício Nacional de Alienados (HNA), sob a guarda de quatro instituições herdeiras do antigo asilo: Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB), Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira (IMASNS), Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira (IMASJM) e Museu Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro (MPERJ/SEAP). Estas instituições são hoje responsáveis pela guarda e manutenção desta documentação histórica e tornaram-se parceiras desta base que descreve fontes clínicas, legislativas e administrativas da instituição e que abrangem o período de 1841 até 1944, ano de encerramento do HNA.

Informações técnicas:
A Base de Dados História e Loucura é uma versão do sistema AtoM - Access to Memory (Versão 2.3.1). Funcionando em ambiente WEB, é uma aplicação de código aberto destinada à descrição normalizada em arquivos permanentes, permitindo um acesso multilíngue numa organização com múltiplos repositórios integrados. Para mais informações consulte o Blog da Base Arch.

Como pesquisar:
Para encontrar dicas de pesquisa na Base de Dados, clique aqui.

Consulta ao acervo arquivístico:
A consulta é realizada mediante agendamento prévio junto às instituições detentoras dos acervos. Para maior informação, entre no fundo da instituição procurada.

Contato da Administração da Base de Dados:
e-mail: historiaeloucura@fiocruz.br

Coordenação da Base:
Cristiana Facchinetti