Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1932 (Acumulação)
nível de descrição
Dimensão e suporte
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Entidade custodiadora
História arquivística
Procedência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Forma de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Luis da Rocha Cerqueira (1911-1984)
Natural de União dos Palmares, Alagoas, transferiu-se para Recife, PE, em 1934. Nesse mesmo ano teve um encontro com Ulysses Pernambucano que determinou os rumos da sua vida.
.
Sua estada em Recife compreendeu seu período de estudante de medicina e a influência marcada de Ulysses Pernambucano. Adotou o conceito de Psiquiatria Social nos moldes de Ulysses e, principalmente, adotou o humanismo do mestre como modelo para sua vida de médico psiquiatra.
De 1944-48 trabalhou em Salvador, BA. Em 1948 mudou-se para o Rio de Janeiro e la permaneceu até sua morte.
Em 1973 foi Coordenador de Saúde Mental de São Paulo, depois disso foi professor em Ribeirão Preto onde se aposentou.
Cerqueira fez história em Pernambuco, na Bahia, no Rio de Janeiro, em São Paulo e passagens em outros Estados. Se pensarmos num modelo de psiquiatra para o Brasil, temos que pensar em Luis Cerqueira.
Sua ligação com a psiquiatria recifense perdurou por toda sua vida, a maioria dos seus artigos foram publicados na Revista Neurobiologia. No Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil, Tácito Medeiros registra seu interesse pelos testes psicológicos e a publicação de vários trabalhos na área.
Depois de três anos trabalhando em Aracaju, Cerqueira mudou-se para Salvador, Bahia. Junto com alguns sócios fundou o Sanatório Bahia. A
Em 1945 tornou-se Livre Docente em Psiquiatria pela Faculdade De Medicina da Bahia. Trabalhou lado a lado com Nelson Pires e descobriu a figura histórica de Nina Rodrigues. No Rio de Janeiro fundou o Instituto Ulysses Pernambucano destinado a orientação psicopedagógica de excepcionais e uma casa para “meninos-problema” em Araras, mantendo contato freqüente com instituições não médicas, a exemplo da Escolinha de Arte (apud Tácito Medeiros). Em 1958 depois de convidado por Leme Lopes para chefiar o setor de Psicoterapia, Walderedo Ismael de Oliveira, colega e amigo de Cerqueira o levou para dirigir o Setor de Praxiterapia do IPUB. Saiu dessa experiência o livro Pela Reabilitação em Psiquiatria (1965), onde propunha uma terapêutica ocupacional de orientação dinâmica, evolutiva, socioterápica. Publicou no J. Bras. Psiquiat. um levantamento bibliográfico das publicações na terapêutica ocupacional que me estimulou na criação do Índice Bibliográfico Brasileiro de Psiquiatria.
Walmor J. Piccinini IN http://www.polbr.med.br/ano04/wal0604.php
Notação anterior
Pontos de acesso
Ponto de acesso - assunto
Ponto de acesso - local
Ponto de acesso - nome
- Luís da Rocha Cerqueira (Produtor)